sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pintura das caixas dos bolinhos

Foi uma verdadeira azáfama esta semana... Confeccionamos as broas, pintámos as caixas, as abóboras... E a semana chegou ao fim!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Confecção das broas

Hoje estivemos a fazer broas. A nossa receita é muito simples e as broas ficam deliciosas...

Os nossos trabalhos

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A nossa Horta

Iniciámos o projeto das Hortas. No âmbito do Projeto do Centro de Recursos " Fez-se Luz nas Hortas" sendo o ano 2014/2015 respetivamente o ano Internacional da Agricultura Familiar e ano Internacional da Luz, vão ser abordadas algumas temáticas. Assim tendo um espaço para explorar as potencialidades da terra, familiares que ajudam, vamos desenvolver este tema. A junta de freguesia já deu tijolos para limitar o espaço da Horta. Ontem as crianças transportaram terra para colocar dentro dos buracos dos tijolos. E hoje com a ajuda do pai da Francisca o Sr Antonino e a avó Joaquina que prepararam a terra e trouxeram salsa para plantar, as crianças também deram uma ajuda... E a nossa horta está a ficar composta.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Biblioteca

Ontem fomos à Biblioteca na Chamusca. A Ana contou-nos uma história muito bonita " KOROKORO" de Émilie Vast. Depois fizemos o desenho da história.

Dia Mundial da Alimentação

Neste dia realizamos algumas atividades relacionadas com o tema. Aprendemos que temos de fazer uma: Alimentação Equilibrada • A alimentação é um factor importante na nossa saúde. • Comer bem significa saber escolher a combinação de alimentos de modo a não existir falta ou excesso de nutrientes • A falta de nutrientes pode conduzir a doenças graves, tal como o excesso. • As necessidades alimentares variam ao longo da vida e dependem do sexo, peso, altura, tipos de actividade e clima. Realizámos uma Pirâmide dos alimentos para sabermos de uma forma simples, quais os alimentos que devem entrar na nossa alimentação diária e em que proporção, para que aquela seja equilibrada e nos dê os elementos necessários à máxima saúde, a Pirâmide dos Alimentos dá uma preciosa ajuda. E o nosso lanche foi uma espetada de frutos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Informática

Ontem foi dia de nos deslocarmos ao Centro de Recursos. A Anabela conversou com as crianças sobre o espaço, os computadores, as regras que deveriam seguir e cumprir em relação ao uso do material...

Material Cuisenaire

Hoje iniciámos o material Cuisenaire. As crianças tiveram a realizar jogos para descobrirem o material...

Projeto"Heróis da fruta"

A associação portuguesa contra a obesidade infantil fez o convite a alunos,Professores e educadores de infância a participar no projeto «heróis da Fruta - lanche escolar saudável», no ano letivo 2014/2015, uma iniciativa de educação para a saúde que incentiva as crianças até aos 10 anos a comer diariamente fruta no lanche escolar.Um pouco por todo o mundo, as crianças estão cada vez mais relutantes em relação ao consumo de frutas e vegetais. Em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Saúde, apenas 2% das crianças come fruta fresca diariamente. Uma realidade alarmante, já que estes alimentos têm nutrientes insubstituíveis, pelo que o seu baixo consumo promove o aumento de problemas de saúde relacionados com maus hábitos alimentares, nos quais se inclui a obesidade, logo desde a infância.Este projeto tem a duração de 12 semanas e para o podermos realizar as crianças devem trazer para o seu lanche uma peça de fruta. A Câmara Municipal da Chamusca está a colaborar com a escolas do Concelho, no sentido de promover e envolver as familias e as crianças, para a importância do consumo de fruta diario. Desde já um agradecimento às familias que têm sido colaborantes e as crianças começaram a incluir no seu lanche escolar uma peça de fruta. Estamos no bom caminho!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

À descoberta do outono!

Realizámos algumas atividades relacionadas com a estação do outono. Fomos procurar folhas,observar os frutos do outono e registar o que vimos.

Centro de recursos/ Expressão Físico Motora

Esta semana fomos pela primeira vez ao Centro de Recursos. Na musica estava à nossa espera, o Professor João que com a sua alegria deu-nos as boas vindas. Aprendemos canções novas e fizemos a dança " O Burro da Nora". Também fomos à biblioteca e fomos muito bem recebidos pela Anabela que nos mostrou a Biblioteca e o nosso passaporte ficou todo carimbado. Peço desculpa por não adicionar fotografias desta actividade.