quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Preparação do Carnaval

Já estamos a preparar o Carnaval... Até já apareceu uma bruxa.

Aqui ficam algumas sugestões...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Experiência " O gelo afunda-se"

Hoje realizamos no nosso Jardim, mais uma experiência. O que pretendíamos saber era se o "Gelo afundava". Material: - 2 copos de plástico - água - álcool etílico - 2 cubos de gelo Procedimento: 1. Coloque cerca de 100 ml de água num copo e a mesma quantidade de álcool etílico no outro copo; 2. Adicione um cubo de gelo em cada copo; 3. Observe o que acontece. Agora uma pergunta: por que o cubo de gelo flutua em água, mas em álcool não? Explicação: O gelo flutua na água líquida por que sua densidade é inferior, por outro lado, o gelo afunda no álcool por ser mais denso que esse.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cuisenaire

Material Cuisenaire No cuisenaire as peças são de madeira e de cores coloridas. A peça branca mede cerca de 1 cm e é a unidade padrão que serve de medida para as outras peças. São de cores coloridas e cada cor tem um tamanho e um valor próprio em relação à cor branca. Todas as peças são facilmente manuseáveis. Objectivos pedagógicos: - Estruturação espacial -Educação sensorial -Coordenação motora - Manipulação - Estimulação da criatividade e experimentação - Desenvolver a atenção e a memória, a imaginação, a associação e a dedução. - Desenvolvimento do cálculo mental - Comparação de grandezas (maior/ menor e equivalente) - Compreensão da noção de número. - Composição e decomposição de números - Iniciação à geometria com construções planas (no plano) e a 3 dimensões (ao alto). O termo matemático para arrumação da caixa deste material é “ordenar”. Uma caixa dá para trabalhar com 4 crianças. Ao realizarem as actividades com construções vão descobrir  - Cores diferentes - Tamanhos diferentes - Juntar peças diferentes, têm o mesmo tamanho de peças de diferente cor.  - Descobrem que tudo o que se constrói com estas peças é susceptível à cor branca. - A conservação do todo é o mesmo valor apesar do percurso diferente.
Atividades realizadas semanalmente com este material.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estamos a falar dos sentidos. Já falamos da visão e hoje falamos da Audição. Os ouvidos recebem sons agradáveis e desagradáveis que nos dão informação sobre o que nos rodeia. Eles podem alertar-nos para alguns perigos que podemos não estar a ver. Para estarmos atentos realizámos 2 jogos. Ouvimos um CD com vários sons e tínhamos que identificá-los. Depois fizemos outro jogo, mas desta vez com instrumentos musicais e tínhamos os olhos tapados. Foi muito divertido...

Ida à piscina

Na sexta feira foi a primeira aula de Iniciação ao meio aquático. As crianças estavam desejosas de iniciar esta atividade. Decorreu muito bem pois todas as crianças aderiram aos exercícios pedidos pelo Professor.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

História " Numa noite escura"

Esta história é muito engraçada e as crianças gostaram muito de a ouvir. Acompanha a aventura de um ratinho muito corajoso numa noite muito escura que depois termina com uma agradável surpresa.

Comentário Geral sobre a história: A história é muito escura e tem muitas coisas escuras. A história contada pelas crianças. Havia uma rua muito escura, depois uma cidade muito escura, um portão muito escuro, a seguir havia uma escada muito escura, depois um porta muito escura, e ao fundo ... comida.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dia de Reis

Para comemorar o dia de Reis, fomos a casa da Madalena ( mãe do Ricardo) para confeccionar o bolo rei. A mãe do António também estava lá para ajudar.Aprendemos algumas canções sobre esta época festiva e ouvimos a história dos reis. Também comemoramos o aniversário da Matilde Rato.